sexta-feira, 31 de julho de 2015

Tsai Mei Quan - Bastão da altura da sobrancelha


O bastão foi criado a mais ou menos 5000 anos atrás,sendo a primeira arma criada do kung fu. Ele pode ser feito de bambu como também de metal, variando sua altura entre a altura da sobrancelha e a um palmo acima da cabeça.

A arma do bastão foi muito utilizada no início da dinastia Sung(960-1279 DC) no momento que ajudaram o 1° Imperador da dinastia a manter o seu reinado.

Seu uso é muito utilizado em casos de defesa pessoal,sem que machuque gravemente o oponente por não conter lâminas, podendo causar um acidente até mesmo fatal, o que iria contrariar os votos religiosos de jamais matar.

Por se tratar de uma categoria de arma longa, sua vantagem é o seu alcance para ataques e flexibilidades para defesas, em um momento de combate você pode ditar a distancia do confronto, evitando que seu oponente encurte a distância. Seu ponto negativo é o dano causado pelo seu ataque, como dito anteriormente, ele não possui lâmina, neste caso você deve atacar firmemente para que o oponente vá para trás e se sinta ameaçado pela sua extrema força.

Há várias formas de kati com o bastão, mas hoje mostrarei uma forma que é muito ensinada nas academias de Kung Fu, vindo do nosso Grão Mestre Chan Kowk Wai, a forma Tsai Mei Quan.
Esta forma é caracterizada pela a altura do bastão ser na altura de sua sobrancelha, podendo sem algum problema ser um pouco acima. Este kati possui muitas técnicas de defesa e principalmente de ataques como estocada e ataque de cima para baixo, além de rasteiras.

Abaixo mostrarei a vocês algumas posturas desta forma.

Tsai Mei Quan - Bastão altura da sobrancelha

Postura:"Tigre negro senta em sua toca"

Postura:"Monge toca o sino para chamar o povo"

Postura:"Voar em direção ao céu, segurando o Tridente"

Postura:"Grande falcão alonga suas asas"

Postura:"Segurando a Pipa"  - A Pipa é uma espécie de guitarra chinesa.

Postura:"Macaco carrega a água"


domingo, 26 de julho de 2015

As 10 Rotinas de mãos livres do Shaolin do Norte 北少林 - Parte 1


O Boxe Shaolin

A capacidade das artes marciais de desenvolver tanto a saude quanto a defesa pessoal, encontra-se em adesão aos princípios básicos de todo exercício. Variações estilísticas entre essas artes estão quase todas limitadas porque foram passadas de tal modo a longo tempo atrás e porque tem havido muitos praticantes habilidosos.Cada movimento e método de uma escola pode ser diferente, ainda assim,todos os métodos de treino do corpo, passos, mãos,são os básicos.
     No corpo há oito portões,bem como os três métodos (corpo, passo, mão). Nesse sistema há as dez rotinas de prática com o qual se treina o uso (das oito e das três). Adicionalmente, há os doze requerimentos, as três areas vulneráveis, os três pontos de alinhamento, as quatro formas de desaparecimento, as três rapidezes, as doze proibições, e as oito mentalidades. Se voce faltar com uma dessas coisas, voce não alcançará a arte.
     Os oito portões, nomeados de  “As oito formas do corpo de aplicações de técnica”, são: 1. punho, 2. palma, 3. cotovelo, 4. cabeça, 5. quadril, 6. joelho, 7. perna, 8. pé.
     Quais são os doze requerimentos? (1) As emoções devem estar estáveis. (2) A coragem deve ser ótima. (3) Os olhos devem ser perspicazes. (4) As mãos devem ser vívidas. (5) Os ombros devem estar nivelados. (6) O corpo deve manter reto. (7) A virilha deve estar alongada. (8) A postura deve estar estável. (9) A perna da frente deve curvar. (10) A perna de tras deve estar endireitada. (11) As articulações devem ter qualidade e fluidez. (12) As três areas vulneráveis devem ter mais atenções.
     As três areas vulneráveis são: (1) Acima – Cabeça, (2) Meio – Plexo, (3) Abaixo – Virilha. Voce deve arduamente ter cuidado com eles, pronto para proteger eles a qualquer momento.
     Os três pontos de alinhamento são: (1) Mão, (2) Pé, (3) Ombro.
     A mente deve estar consciente então as mãos podem confrontar diretamente. As três rapidezes são: (1) A mente é rápida, (2) As mãos são rápidas, (3) E os olhos são rápidos.
     As quatro formas de desaparecimento são: (1) Levantar a perna e assim desaparecer para o outro lado, (2) Girar o corpo e assim desaparecer atrás, (3) Pular e assim desaparecer em baixo, (4) E endireitar o corpo e assim desaparecer para dentro.
     As doze proibições são: (1) Covardice, (2) Timidez, (3) Olhos distraídos, (4) Mãos vagarosas, (5) Pernas estúpidas, (6) Pés confusos, (7) Corpo torto, (8) Ombros inclinados, (9) Articulações torcidas e pressas, (10) Os três pontos não alinham um com o outro, (11) Avançar sem a coordenação para defender as três áreas vulneráveis, (12) E nãos estar bem entendido com as rotinas de prática.
     Assim como as oito mentalidades, elas são: (1)As emoções descançam como um pedregulho impertubável. (2) Os olhos ofuscam como (a luz do sol refletindo) um espelho bem polido ( A expressão em seus olhos devem fazer com que o seu inimigo olhe para outro lado). (3) As suas mãos devem ser como pancadas de choque, derrepente aparece e então tudo se acaba. (4) Os passos são como pássaros em voo esvoaçando para trás e para frente, e então alçar voo derrepente. (5) Os pés então devem ser como uma andorinha tomando água (A forma que eles bicam a superfície por apenas um momento),subindo e descendo levemente em alerta. (6) O corpo deve ser como uma fênix voando para alcançar uma encosta ensolarada, girando e desviando com agilidade e vividêz. (7) Quando voce se torna imovel, seja imóvel como uma montanha. (8) Quando se mover, mova-se como um flash de um relâmpago.
     Se voce treinar desta maneira, como um meio de diário e um estudo dedicado, voce naturalmente irá dominá-lo. O que poderia acontecer se voce tivesse encontrado um oponente e estivesse em duvida sobre sua técnica? Portanto,como voce pode negligenciar o treinamento? Foque sua mente, conduza seu corpo, e então isto irá funcionar com voce.
Abaixo mostrarei a vocês a sequencia mais conhecida dos katis de mãos livres do Shaolin do Norte.
第一路 開門少林
1st Set(9°Shaolin): “Abrir os portões” Boxe Shaolin
第二路 領路少林
2nd Set(8°Shaolin): “Servindo de Guia” Boxe Shaolin
第三路 坐馬少林
3rd Set(7°Shaolin): “Montar o cavalo” Boxe Shaolin
第四路 穿心少林
4th Set(4°Shaolin): “Fura coração” Boxe Shaolin
第五路 武藝少林
5th Set(5°Shaolin): “Técnica Marcial” Boxe Shaolin
第六路 短打少林
6th Set(2°Shaolin): “Luta curta” Boxe Shaolin
第七路 梅花少林
7th Set(3°Shaolin): “Flor de ameixa” Boxe Shaolin
第八路 拔步少林
8th Set(6°Shaolin): “Mudança de passos” Boxe Shaolin
第九路 連環少林
9th Set(10°Shaolin): “Ataque contínuo” Boxe Shaolin
第十路 式法少林
10th Set(11°Shaolin): “Técnicas Habilidosas” Boxe Shaolin
Nesta primeira parte da publicação, mostraremos algumas posturas principais dos katis de mãos livres entre o Primeiro Shaolin e o Quinto Shaolin, na parte 2 mostraremos as posturas do Sexto Shaolin até o Décimo primeiro Shaolin. A seguir mostraremos as posturas e os nomes respectivamente.(Lembrando que o 1º Shaolin abordado logo abaixo não corresponde as 10 mãos livres do shaolin do norte, ele foi desenvolvido posteriormente como uma forma de desenvolver a postura de praticantes iniciantes, mas foi adotado ao nosso treinamento tradicional entre os 10 katis de Shaolin.
1ºShaolin Lien Bu Quan - Aprendendo a dar passos.
Postura "Carregar tronco"
Postura "Soco do carneiro na postura do cavalo" Lembrando que este é o único kati shaolin do norte em que o soco é do carneiro na postura do cavalo!
Postura "Galo de ouro fica de pé em uma perna"
2º Shaolin Tuin Ta(Duan Da) - Luta Curta.
Postura "Tigre feroz sai de sua toca"
Postura"Li Bai derrama o vinho"
3º Shaolin Moi Fah - Flor de Ameixa.
Postura"Corvo Negro abre suas asas"
Postura"Empurrar com as duas palmas na postura do gato"
Postura"Garoto Honra a Buda"
4º Shaolin Chum Sam(Chuan Xin) - Fura Coração.
Postura"Canhão para o céu"
Postura"Tentando colher o reflexo da lua da água"
Postura"Dragão preguiçoso alonga suas costas"
5º Shaolin Mo Ay - Técnica Marcial.
Postura"Tigre feroz retorna a montanha"
Postura"Postura da vara de pesca"
Postura"Segurando o alaúde"
Abaixo mostraremos um vídeo contendo um pedaço de 2 katis shaolins, o Quinto e o Terceiro shaolin!

Mais informações sobre a Academia Santista de Kung Fu e Academia Sino-Brasileira de Kung Fu - Saúde logo abaixo:
https://www.facebook.com/kung.fu.santos
https://www.facebook.com/groups/academiasinobrasileirasaude/?fref=ts

Agradecimentos: Long Zixiang e Paul Brennan.



segunda-feira, 20 de julho de 2015

Dez Normas Budistas aos monges Shaolin


O monge Kwok Yuen criou um código filosófico para ser seguido pelos monges de Shaolin, composto de Dez Normas Budistas. Seu Objetivo era orientar os monges de Shaolin, de modo que fizessem bom uso do kung fu. Abaixo estão as normas:

1 - Treinar ininterruptamente

O treinamento marcial é eterno para o praticante. Treinando sempre, deve buscar o máximo de concentração e precisão, como se cada golpe ou exercício fosse o último a ser dado em sua vida. Por isso, o treinamento é a base da evolução marcial, favorecendo não apenas o desenvolvimento físico e técnico, mas também o condicionamento mental e espiritual do praticante de Kung Fu.

2 – Usar suas técnicas somente para a defesa pessoal

Todos aqueles que praticam e, principalmente, ensinam artes marciais, deve ter como princípio básico a não-violência. Seus conhecimentos marciais devem ser usados apenas em último caso para defesa pessoal, quando todos os recursos pacíficos estiverem esgotados. Deve-se evitar o exibicionismo, como sendo algo inútil e nocivo. A ideia é ter consciência da própria força, sem necessidade de prová-la a alguém. Deve-se seguir o que ensina o antigo provérbio: “Forte realmente é aquele que vence sem lutar, mesmo possuindo o poder de vencer lutando”.

3 – Respeitar os superiores

A importância do respeito aos superiores está bem ilustrada no relato sobre o processo de seleção, admissão e treinamento das crianças no ingresso no templo Shaolin. Seja mestre ou discípulo, o simples fato de ter mais tempo de treino na prática do kung fu fará da pessoa alguém a ser respeitada por todos os mais novos. Assim, é preservada a hierarquia centrada no respeito aos mais velhos. Segundo a filosofia marcial dos Shaolins, o idoso é sinônimo de sabedoria e, por isso, deve ser sempre respeitado.

4 – Ser honesto e sempre demonstrar cordialidade

A amizade e o respeito para com seus semelhantes são de muita importância para quem pratica o 
Kung Fu. O praticante deve ter respeito e consideração por todos os seres vivos do planeta ­–desde os homens até os animais mais inferiores. É dever do praticante respeitar também todos aqueles que têm menos tempo de treinamento.



5 – Evitar demonstrações de lutas

É de importância vital evitar desafios e lutas fúteis, que sirvam apenas ao exibicionismo egoísta e orgulhoso.

6 – Nunca ser agressivo ou demonstrar maneiras rudes

Acima de sua condição física, o homem é um ser moral e social. Por isso, os praticantes de Kung Fu precisam ter consciência de que, quando o praticamos, a sociabilidade e as boas maneiras devem estar sempre presentes. Isso quer dizer, também, que se deve manter afastado de fofocas, de comentários e de pensamentos negativos, preferindo os pensamentos e atos que elevem e proporcionem felicidade a todos.

7 – Jamais comer carne ou provar bebidas alcoólicas

As proibições à ingestão de carne e de bebidas alcoólicas têm origem nas fundamentações religiosas budistas existentes no Templo Shaolin. Não devemos nos esquecer de que estas regras foram feitas para os monges budistas. Entre eles, era estritamente proibido o uso de álcool e de carne. A alimentação deveria observar o princípio budista de jamais matar – o que inclui os animais de cuja a carne se pode alimentar. E o álcool era considerado prejudicial porque impede o domínio da mente e o leva a uma dependência viciosa.

8 – Conter seus impulsos sexuais

É preciso lembrar que as normas foram feitas para os monges budistas. Neste caso, em especial, eles não tinham atividades sexuais devido aos votos religiosos. Atualmente, lembra a necessidade de se tomar cuidado com os excessos sexuais, que podem ser fontes de muitos problemas.

9 – Jamais ensinar técnicas às pessoas que não são budistas

Esta regra também se aplicava aos monges do mosteiro Shaolin. Partiam do princípio de que ensinar artes marciais para qualquer um era perigoso, visto que muitos iriam somente se interessar pelo aspecto externo da marcialidade. E, assim, fariam uso indevido dos golpes, muitos deles mortais. Essa questão ainda inspira cuidados na atualidade. A facilidade de acesso aos ensinamentos do Kung Fu trouxe consequências positivas e negativas que devem ser ponderadas.


10 – Evitar a cobiça e a agressividade

A humildade é a base da essência do Kung Fu. Um verdadeiro praticante não se ofende com as críticas, nem se envaidece com elogios.

Tudo isso é passageiro. O equilíbrio está em seguir “pensando como um sábio e agindo como homem humilde”.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Kung Fu Estilo Louva-a-Deus

O estilo do norte de kung fu Louva-a-deus sete estrelas foi criado há mais de 350 anos atrás. Fundado no século XVI, por um monge Shaolin, Wang Lang, este estilo de kung fu oferece um programa completo de habilidades como: chute de longo alcance, técnicas de média distância, tendo também, ataques em pontos de pressão, treinamento de palma de ferro, atacando e neutralizando articulações, projeções(quedas) e técnicas para neutralizar ataques no solo.

Antes do desenvolvimento do kung fu Louva-a-deus, Wang Lang sentia que suas técnicas de luta não eram superiores ás de seu colega mais velho, o monge Feng, encontrava sempre o mesmo resultado, a derrota. Com estes resultados ele se sentia obrigado a procurar algo que melhorasse suas habilidades de luta.Depois das observações e estudos do comportamento predatório de um louva-a-deus, ele descobriu que tinha achado algo fenomenal. Ele concluiu que poderia criar um novo estilo de Kung Fu, criando primeiro 12 princípios básicos baseados nas técnicas de luta do inseto. Este novo sistema de kung fu seria criado segundo os dos movimentos de estilos do templo Shaolin previamente estudados. Ele usou o novo achado para derrotar seu colega, o monge Feng, nos treinos de luta. Junto com os outros monges de Shaolin, Wang Lang continuou desenvolvendo o estilo.




O monge taoista Sheng Xiao Dao Ren

Quando o monge taoísta, Sheng Xiao Dao Ren foi visitar o templo Shaolin, ele observou que os monges praticavam uma arte marcial estranha. Os movimentos pareciam curtos, puxões e sem usar muita força.  Sheng Xiao Dao Ren estava confuso. Ele foi até os monges de Shaolin que praticavam e perguntou: Por que praticam essa arte marcial tão pobre? Sheng Xiao Dao Ren ficou sabendo que era o estilo louva-a-deus.
Pensando que poderia superar os monges de Shaolin, ele pediu uma luta amigável. Para seu espanto, um monge de baixo nível o derrotou facilmente. Sheng Xiao Dao Ren, inconformado com sua derrota, pediu para lutar com um monge mais velho. Novamente ele se encontrou no chão. Depois que se recuperou, pediu para falar com o abade do templo de Shaolin. O abade concedeu a Sheng Xiao Dao Ren permissão para estudar essa arte marcial.
Com isso, Sheng Xiao Dao Ren aprendeu o sistema louva-a-deus dos monges de Shaolin e durante suas viagens ele divulgou esse sistema fora do templo de Shaolin. Juntos, monge Wang Lang e seus estudantes desenvolveram vários estilos de louva-a-deus, depois de aprender o sistema original.
Há uma história segundo a qual, alguns dos estudantes de Wang que queriam ensinar sua própria versão do louva-a-deus, assim Wang os chamou e lhes pediu para capturar um louva-a-deus. Quando eles chegaram, Wang examinou os insetos e usando as marcas dos insetos, determinou os nomes de cada estilo de louva-a-deus, tais como: sete-estrelas e flor de ameixa.
Os Conhecimentos
O que faz o estilo louva-a-deus ser melhor que o sistema Shaolin que Wang aprendeu?
Movimentos curtos e com força. Quando Sheng observou os movimentos curtos e puxões dos monges, observou também que as pernas e a cintura geram força nas ações no lugar da força do corpo, que prevalece no estilo Shaolin. 

A força da cintura manda energia cinética para todo o corpo e membros e a combina com um movimento curto e eficiente que atinge vigorosamente o alvo.
O que torna o Louva-a-deus tão efetivo é a combinação de balanço, coordenação e flexibilidade corporal. Desse modo a força criada pela cintura pode atravessar o corpo eficientemente. Isso é o que faz o estilo louva-a-deus sete estrelas superior ao Shaolin.
O uso da cintura não requer tanta força e resistência física quanto o mais duro estilo Shaolin. Na verdade, este método oferece movimentos rápidos e eficientes e não requer muito esforço físico na luta.
As técnicas estilo louva-a-deus sete estrelas são extremadamente práticas.
Os monges Shaolin trabalharam duro para tornarem o louva-a-deus de Wang Lang um estilo avançado. Sheng aprendeu que o estio louva-a-deus sete estrelas tinha uma variedade de diferentes formas (katis).
As Formas

As formas do estilo louva-a-deus sete estrelas que Sheng Xiao Dao Ren aprendeu dos estudantes monges de Wang derivaram de vários ramos do estilo louva-a-deus do templo Shaolin:
     ·         Chi Xieng (sete estilo de estrela)
     ·         Mei Hua (estilo de flor de ameixa)
     ·         Guang Bang (estilo de tábua brilhante)
     ·         Chang Chuan (estilo de punho longo)
     ·         Fan Che (estilo de carruagem)
O estilo louva-a-deus sete estrelas de kung fu é ensinado hoje, composto de 50% Chi Xieng (sete estilo de estrela), 30% Mei Hua (estilo flor de ameixa), 20% Guang Bang (estilo da tábua brilhante).
O estilo louva-a-deus sete estrelas, Guang Bang (estilo da tábua brilhante) é o estilo original de ambos, Chang Chuan (estilo de punho longo) e Fan Che (estilo de carruagem).
Cada forma (kati) ensina um aspecto diferente do estilo louva-a-deus sete estrelas. É sabido que os monges alunos de Wang Lang criaram diferentes sistemas do estilo, no templo Shaolin. Eles deram para cada estilo um toque diferente, baseado em suas próprias experiências. A partir do estilo louva-a-deus sete estrelas as formas são:
·         Beng Bu (esmagando passo)
·         Shí Ba Sou (dezoito sábios)
·         Duo Gang (escondendo o duro)
·         Tang Lang Tou Tao (louva-a-deus rouba pêssego)
·         Tang Lang Chu Dong (louva-a-deus sai da caverna)
·         Mei Hua Shou (Punho de flor de ameixa)
Beng Bu é a forma fundado no louva-a-deus do norte. Contém os doze princípios que Wang Lang formulou para criar o sistema louva-a-deus original. Muitos ramos de louva-a-deus do norte reconhecem que o Bang Bu foi a primeira forma criada por Wang Lang.
Mei Hua (estilo flor de ameixa) contribui em inúmeras formas do kung fu louva-a-deus do norte: Mei Hua Chuan (Punho de flor de ameixa), Yi Lu Jai Yaw, Er Lu Jai Yaw, Yi San Lu Jai Yaw ( 1º,2º e 3º essenciais rumos).
Do Guang Bang (estilo da tábua brilhante) vem as formas Mei Hua Luo (flor de ameixa cadente), Da Gia Shi (forma de gesto grande), e Xiou Gia Shi (forma de gesto pequeno).
De Chang Chuan (estilo de punho longo) vem duas formas, Cha Chuey (punho penetrante), e Sì Lu Beng Da (punho das quatro direções).
Há duas formas do Fan Che (estilo da carruagem), o Da Fan Che (carruagem grande) e Fan Xiao Che (pequena carruagem).

Foi baseado nessas formas originais de Louva-a-deus que Sheng Xiao Dao Ren formulou o atual sistema de kung fu louva-a-deus sete estrelas. Embora existam outras formas adicionais no estilo, todas as formas tem princípios e conceitos do sistema.

Abaixo um vídeo de um pedaço de uma forma de Louva-a-deus 7 estrelas Shí Ba Sou!


sexta-feira, 10 de julho de 2015

As 3 posturas básicas do Kung Fu Tradicional Shaolin do Norte


No kung fu shaolin do norte, fazemos todo tipo de postura ao executar uma forma de kati seja ela mão livre,arma longa ou curta, e em todas essas formas há três posturas essenciais para a execução do mesmo, a postura do cavalo, arqueiro e gato.

Abaixo irei mostrar a vocês como executar essas posturas essenciais do nosso estilo e dar dicas de como melhorá-las!

Postura do Cavalo / Ma Bu 马步

A postura do cavalo possui esse nome por parecer com o modo que se cavalga no cavalo. Para executar de uma forma perfeita, os joelhos nunca devem ultrapassar as pontas dos dedos do pé, coluna sempre ereta, joelhos sempre para fora e pés retos sempre para frente, nunca deixando eles abrirem para fora! Uma dica simples para melhorar esta postura é sempre imaginar que suas costas deve encostar em uma parede, assim evitando que o tronco vá para frente e prejudique sua coluna, outra dica é sempre colocar um bastão apoiado nas coxas, se o bastão rolar e cair, quer dizer que a postura ainda está alta e você deve treinar mais sua postura para se tornar ideal.





Postura do Arqueiro / Gong Bu 弓步

Postura do arqueiro, também conhecido como postura do arco e flexa. Para executar esta postura, deve-se manter o tronco reto para frente e os dois pés nas diagonal. A perna da frente fica ligeiramente flexionada mas nunca ultrapassando a ponta dos pés, a perna de trás sempre mantenha ela esticada não permitindo também que o calcanhar levante. Tome cuidado para o tronco não ir para frente na base do arqueiro, mantenha ele sempre ereto!







Postura do gato / Mao Bu猫步
A postura do gato possui este nome por se assemelhar a postura do próprio felino. Para executar esta postura, a perna da frente sempre deve estar apoiado pela ponta dos pés, enquanto a perna de traz deve estar com a sola do pé toda apoiada no chão. A perna de traz deve sempre manter o joelho flexionado, e o pé ligeiramente virado para a diagonal, e nunca para fora para não prejudicar a articulação. A perna da frente deve ter uma leve curvatura no joelho da frente para poder realizar o apoio com a ponta dos pés.










Procure sempre praticar estas posturas todos os dias para poder atingir a perfeição de cada movimento, visando sempre posturas baixas e correção do tronco e dos pés!

Abaixo temos um vídeo demonstrando um aquecimento Shaolin que a Academia Santista de Kung Fu leciona aos alunos para melhorarem e corrigirem a sua postura!

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Os 8 Imortais Taoistas 八仙

Os 8 Imortais Taoistas八仙

Dentre as práticas taoístas, encontramos várias (como a alquimia taoísta, o chi kung e a medicina tradicional chinesa em geral) que buscam exercitar o corpo e a mente para viver da melhor forma possível, obtendo, assim, longevidade, para um dia alcançar a imortalidade espiritual.
Na mitologia chinesa, encontramos vários personagens e deidades, pessoas reais (ou, pelo menos, baseadas nelas) que tiveram suas vidas pautadas pelos princípios e estudos taoístas, e que foram chamadas de Imortais.
Eles executam várias maravilhas e milagres, e servem de modelo para aqueles que procuram o Tao, o caminho ideal para o estado de ser e de existência
Oito delas se destacaram como arquétipos mitológicos do taoísmo, e ficaram conhecidas como Os Oito Imortais, em piyin, Baxian  – em mandarim 八仙 . Sua origem remonta à época da Dinastia Song (960-1279). São eles:

Cao Guojiu

He Xiangu

Zhongli Quan

Lan Caihe

Lu Dongbin

Li Tieguai

Han Xiang Zi

Zhang Guo Lao


Cada um deles possuem algo que os diferenciam entre si, como adornos, aparência e até mesmo sua postura como no exemplo de Zhang Guo Lao que na maioria das vezes é sempre visto cavalgando uma mula montado ao contrário.

Cao Guojiu

Membro do grupo conhecido como Os Oito Imortais do Taoísmo, Cao Guojiu era filho de um comandante militar e irmão da Imperatriz Cao Hou, da Dinastia Song. “Guojiu” era um título semi-oficial dado aos irmãos da Imperatriz.
 As lendas sobre Cao Guojiu contam que ele alcançou a imortalidade da seguinte forma. Ele tinha um irmão mais novo que era famoso pelos caminhos distorcidos que tomara, acabando por se tornar um assassino. Repleto de vergonha e nojo, Cao Guojiu decidiu abandonar sua posição e sua riqueza e retirar-se para as montanhas, aonde viveria a vida de um sennin(eremita), um eremita e estudioso dos ensinamentos do Tao.  Abandonou a corte e seus bens materiais, tornando-se um peregrino.  Alcançou a iluminação durante suas andanças.
Certo dia, quando já vivia nas montanhas, recluso do mundo, Cao Guojiu recebeu a ilustre visita de outros dois Imortais, companheiros seus do mesmo grupo, Lu Dongbin e Zhongli Quan, que lhe ensinaram as técnicas para alcançar a perfeição. Poucos dias após o recebimento dessas instruções, Cao Guojiu tornou-se um Imortal.

Aparência e poderes - Patrono dos atores, Cao é representado com uma tábua de jade capaz de purificar o ambiente em uma mão e um par de castanholas na outra.

He Xiangu

Uma integrante do grupo dos Oito Imortais taoístas e a única representante feminina dentre eles, He Xiangu viveu durante a Dinastia Tang e passou sua vida como eremita nas montanhas.
Filha de Ho T’ai, a menina nasceu em Tsengcheng, na província de Guangdong. Seu nascimento fora um acontecimento surpreendente, pois a pequena menina já possuía seis longas mechas de cabelo no topo da sua cabeça. Aos 14 anos, ela teve um sonho com seus espíritos guias, que a instruíram comer mica em pó a fim de transformar o seu corpo para que este jamais perecesse. Ela seguiu a instrução e fez o voto de jamais se casar. Com o tempo, sua necessidade de alimento gradativamente cessou, até o dia em que ela deixou de se alimentar completamente.
Suas atividades rotineiras consistiam em passear pelas montanhas, colhendo frutas e ervas para sua mãe. Esta dizia que He Xiangu locomovia-se com tanta leveza e graciosidade que parecia estar voando.
Outra lenda diz que a menina perdeu-se na floresta certo dia, e foi ameaçada por um espírito maligno, mas Lu Dongbin, outro integrante do grupo dos Oito Imortais, apareceu de repente e a salvou. Ele deu para He Xiangu um de seus pêssegos, que a transformou em Imortal.

Aparência e poderes - Leva um instrumento de sopro chamado sheng e uma flor de lótus que melhora a saúde mental e física dos devotos. Tem um pássaro no ombro.

Zhongli Quan

Zhongli Quan é o mais antigo dos Oito Imortais. Enquanto Lu Dongbin é muitas vezes considerado o líder informal do grupo, na verdade, é Zhonli Quan o líder oficial, tendo sido ele a levar o primeiro a alcançar a imortalidade.
Conta-se que, no momento do nascimento de Zhongli Quan, raios brilhantes de luz encheram a sala. Como um recém-nascido, ele não proferiu um único som; não riu e não chorou até seu sétimo dia de vida. Neste dia, com apenas uma semana de vida, pôs-se de pé e disse: “Meus pés já percorreram o Palácio Púrpura dos Imortais. Meu nome está gravado na capital do Imperador de Jade”.
Apesar de suas precoces potencialidades espirituais, Zhongli seguiu o exemplo de seu pai e se tornou um oficial da corte da Dinastia Han, tornando-se logo general, tendo participado de várias campanhas para proteger as fronteiras do país. Durante uma de suas missões, seu exército foi derrotado e ele foi forçado a fugir.
Sozinho e perdido no vale de uma montanha congelada, ele achava que sua morte era iminente. Foi quando, para sua surpresa, surgiu um velho à sua frente que lhe deu direções para encontrar a residência de um eremita. Após a sua chegada, e vendo o potencial espiritual de seu hóspede, o anfitrião concordou em instruir Zhongli na alquimia, na filosofia taoísta e nas práticas mágicas. A partir de então, Zhongli tornou-se inteiramente dedicado às missões de aprimoramento pessoal e perfeição moral.

Aparência e poderes – É sempre representado sem vestes na parte do tronco. Carrega um leque mágico cujos ventos trazem os mortos de volta à vida e transformam pedras em ouro e prata.

Lan Caihe

Lan Caihe é considerado por muitos o mais misterioso dentre os Oito Imortais do taoísmo. Isso porque por vezes ele é retratado como um velho, outras vezes, como uma jovem, e ainda como um menino. Mas isso nós veremos mais adiante.
Quando ainda vivia entre a gente comum, este Imortal era conhecido por usar calças compridas e casacos grossos no verão, e camisas finas no inverno. Andava com um de seus pés descalço, enquanto o outro estava sempre calçado. Lan Caihe tinha o hábito de dormir na neve durante o inverno. E, quando ele (ou ela) fazia isso, um fluxo de nuvens se levantava do calor de seu corpo imortal.
As histórias sobre a sua ascensão contam que, um dia, Lan Caihe estava bebendo vinho em uma taberna, quando a sala encheu-se dos sons emitidos por uma flauta e um órgão. Em seguida, Lan Caihe subiu aos céus montado nas costas de um grou. Então, ele deixou cair seu único sapato, seu cinto, suas vestes, suas castanholas, e lentamente foi sumindo de vista.
Como mencionado logo no início deste artigo, Lan Caihe é retratado ora como um velho, ora como uma jovem, ora como um menino. Isso faz com que seu gênero seja desconhecido.
Muitos autores são da opinião que He Xian Gu não poderia ser considerada a única mulher do grupo dos Oito Imortais por causa disso.

Aparência e poderes - Anda com um pé descalço e carrega uma cesta cheia de flores. Exímio(a) cantor(a), suas letras preveem o futuro. Deixa moedas por onde passa.

Lu Dongbin

Lu Dongbin é o mais famoso dentre os Oito Imortais Taoístas. Às vezes costuma ser retratado como seu líder, talvez porque ele também aparece em várias histórias como sendo aquele que conduziu os outros Imortais à longevidade. É o patrono dos malabaristas e dos mágicos, embora seja conhecido também por ser conquistador e propenso a crises de embriaguez.
Como é digno de um Imortal, a vida de Lu Dongbin encheu-se de eventos auspiciosos desde muito cedo. No momento de seu nascimento, o quarto no qual veio a este mundo foi preenchido por uma fragrância maravilhosa, e uma sublime e linda melodia tomou conta do ambiente. Um grou branco desceu dos céus, voou em direção à sua mãe, e desapareceu dentro de seu útero. Depois disso, Lu Dongbin nasceu. Quando era criança, ele era excepcionalmente inteligente e podia decorar facilmente e recitar os clássicos de Confúcio.
A vida deste Imortal, no entanto, não foi isenta de dificuldades. Nascido em uma família de oficiais da corte, por duas vezes ele tentou passar por um exame para o serviço imperial, mas não conseguiu. Mas, condizente com a sua natureza, Lu Dongbin transformou essa falha em um de seus maiores dons. A história dessa transformação ficou conhecida como “O Sonho do Milho Amarelo”
Conta-se que, uma noite, Lu Dongbin adormeceu enquanto seu milho amarelo cozinhava em uma hospedaria. Ele sonhou que fez o exame imperial e se superou, sendo premiado com um cargo de prestígio, tendo se casado com a filha de uma próspera família, e tendo ele próprio um casal de filhos. Sonhou ainda que foi promovido diversas vezes, alcançando por fim o cargo de primeiro-ministro. Entretanto, seu sucesso atraiu a inveja dos outros, e ele foi acusado de cometer crimes que o fizeram perder seu cargo. Sua esposa o traiu; seus filhos foram mortos por bandidos, e ele perdeu toda sua riqueza. A morte, então, o alcançou. Vagando pelas ruas, próximo a expirar, Lu Dongbin acordou.
Embora no sonho tivessem se passado dezoito anos, o sonho levou somente o tempo de seu milho cozinhar. Os personagens de seu sonho foram, na verdade, criados por Zhongli Quan, seu futuro mestre e outro membro do grupo dos Imortais Taoístas, a fim de fazê-lo perceber que não se deve colocar muita importância em alcançar a glória e o sucesso transitórios. Por causa disso, o Imortal decidiu seguir Zhongli Quan e aprender o caminho do Ta

Aparência e poderes - Carrega uma espada nas costas que é usada para afugentar os maus espíritos. Outra marca registrada são suas roupas de professor.

Li Tieguai

Li Tieguai(Muleta de ferro) é o mais velho dentre os membros do grupo dos Oito Imortais taoísta. Patrono dos feridos e dos doentes, este Imortal estudou com Lao Tsé por quarenta anos, passando longos períodos sem comida e sem dormir com o objetivo de focar unicamente na prática da meditação.
Antes de se tornar um Imortal, contam as histórias que Tieguai Li era um homem muito bonito. Certo dia, durante sua preparação para realizar uma viagem espiritual, ele instruiu seu aprendiz, Li Ching, a vigiar o seu corpo enquanto ele estivesse fora e a esperá-lo por sete dias. Caso não voltasse no prazo combinado, ele deveria cremá-lo.
No sexto dia, o seu aprendiz recebeu a notícia de que sua mãe estava doente e pedia pelo seu retorno para cuidar dela. Por causa disso, o aprendiz cremou o corpo do Imortal um dia antes do que diziam as instruções originalmente recebidas. No dia seguinte, quando Li de fato retornou, seu corpo não se encontrava mais no local aonde havia deixado. Procurando por uma alternativa, o Imortal encontrou o corpo de um mendigo, que havia sido aleijado e que recém havia morrido de fome, passando a habitá-lo. Assim, o Imortal recebeu o nome de Teiguai (muleta de ferro), tendo a aparência de um mendigo coxo e levando sempre consigo as suas muletas de ferro.

Aparência e poderes - Carrega um recipiente cheio de remédios milagrosos e anda sempre com uma muleta de ferro. Pode se manifestar como um mendigo no mundo físico.

Han Xiang Zi

Era um estudante do confucionismo por influência de seu tio, Han Yu, um político importante da dinastia Tang. Zi tornou-se discípulo taoista de Lu Dongbin (outro dos Imortais) e converteu o tio com um pequeno milagre: despejou litros e litros de vinho dentro de um recipiente minúsculo sem que ele enchesse. A história de como Han Xiang Zi  tornou-se Imortal é menos glamorosa do que a de seus companheiros de grupo: certo dia, o Filósofo caiu de um pessegueiro. Com a queda, seu corpo morreu, mas, naquele instante, ele alcançou o status de um sennin.

Aparência e poderes - Considerado patrono dos flautistas, Zi nunca larga sua flauta mágica, cujo som enche seus devotos de saúde e vitalidade.

Zhang Guo Lao

O mais excêntrico dos Oito Imortais é Zhang Guo Lao. Conhecido por Sábio Zhang Guo Lao, este imortal era um grande mestre na arte da alquimia chinesa e no qigong, havendo um estilo de kung fu dedicado à sua memória.
Ele foi uma figura real e histórica. Viveu em Zhongtiao Shan, na Província de Heng durante a Dinastia Tang. Ele era famoso por ter se aprofundado nos segredos da longevidade e por suas infusões de ervas, que tinham altos poderes de cura.
Ele costumava perambular em cima de um burro que, quando não estava montado, ele encolhia como se fosse uma folha de papel, dobrava-o e guardava-o consigo. Quando queria reconstituir o burro ao seu tamanho normal, ele o ungia com saliva.
Era conhecido também por ser muito divertido, tornando-se invisível ao beber água de pétalas de flores venenosas, capturando passados em pleno voo, e murchando flores simplesmente por apontar para elas.

Aparência e poderes - O alegre velhinho sempre cavalga uma mula (às vezes, montado ao contrário).
Segundo o Feng Shui taoista, uma estátua de Zhang na casa de um parente com idade avançada traz longevidade.