O bastão foi criado a mais ou menos 5000 anos atrás,sendo a primeira arma criada do kung fu. Ele pode ser feito de bambu como também de metal, variando sua altura entre a altura da sobrancelha e a um palmo acima da cabeça.
A arma do bastão foi muito utilizada no início da dinastia Sung(960-1279 DC) no momento que ajudaram o 1° Imperador da dinastia a manter o seu reinado.
Seu uso é muito utilizado em casos de defesa pessoal,sem que machuque gravemente o oponente por não conter lâminas, podendo causar um acidente até mesmo fatal, o que iria contrariar os votos religiosos de jamais matar.
Por se tratar de uma categoria de arma longa, sua vantagem é o seu alcance para ataques e flexibilidades para defesas, em um momento de combate você pode ditar a distancia do confronto, evitando que seu oponente encurte a distância. Seu ponto negativo é o dano causado pelo seu ataque, como dito anteriormente, ele não possui lâmina, neste caso você deve atacar firmemente para que o oponente vá para trás e se sinta ameaçado pela sua extrema força.
Há várias formas de kati com o bastão, mas hoje mostrarei uma forma que é muito ensinada nas academias de Kung Fu, vindo do nosso Grão Mestre Chan Kowk Wai, a forma Tsai Mei Quan.
Esta forma é caracterizada pela a altura do bastão ser na altura de sua sobrancelha, podendo sem algum problema ser um pouco acima. Este kati possui muitas técnicas de defesa e principalmente de ataques como estocada e ataque de cima para baixo, além de rasteiras.
Abaixo mostrarei a vocês algumas posturas desta forma.
Tsai Mei Quan - Bastão altura da sobrancelha
Postura:"Tigre negro senta em sua toca"
Postura:"Monge toca o sino para chamar o povo"
Postura:"Voar em direção ao céu, segurando o Tridente"
Postura:"Grande falcão alonga suas asas"
Postura:"Segurando a Pipa" - A Pipa é uma espécie de guitarra chinesa.
Postura:"Macaco carrega a água"
Nenhum comentário:
Postar um comentário