O Boxe Shaolin
A capacidade das artes marciais de desenvolver
tanto a saude quanto a defesa pessoal, encontra-se em adesão aos princípios
básicos de todo exercício. Variações estilísticas entre essas artes estão quase
todas limitadas porque foram passadas de tal modo a longo tempo atrás e porque tem
havido muitos praticantes habilidosos.Cada movimento e método de uma escola
pode ser diferente, ainda assim,todos os métodos de treino do corpo, passos,
mãos,são os básicos.
No corpo há oito portões,bem como os três métodos (corpo, passo, mão). Nesse sistema há as dez rotinas de prática com o qual se treina o uso (das oito e das três). Adicionalmente, há os doze requerimentos, as três areas vulneráveis, os três pontos de alinhamento, as quatro formas de desaparecimento, as três rapidezes, as doze proibições, e as oito mentalidades. Se voce faltar com uma dessas coisas, voce não alcançará a arte.
Os oito portões, nomeados de “As oito formas do corpo de aplicações de técnica”, são: 1. punho, 2. palma, 3. cotovelo, 4. cabeça, 5. quadril, 6. joelho, 7. perna, 8. pé.
Quais são os doze requerimentos? (1) As emoções devem estar estáveis. (2) A coragem deve ser ótima. (3) Os olhos devem ser perspicazes. (4) As mãos devem ser vívidas. (5) Os ombros devem estar nivelados. (6) O corpo deve manter reto. (7) A virilha deve estar alongada. (8) A postura deve estar estável. (9) A perna da frente deve curvar. (10) A perna de tras deve estar endireitada. (11) As articulações devem ter qualidade e fluidez. (12) As três areas vulneráveis devem ter mais atenções.
As três areas vulneráveis são: (1) Acima – Cabeça, (2) Meio – Plexo, (3) Abaixo – Virilha. Voce deve arduamente ter cuidado com eles, pronto para proteger eles a qualquer momento.
Os três pontos de alinhamento são: (1) Mão, (2) Pé, (3) Ombro.
A mente deve estar consciente então as mãos podem confrontar diretamente. As três rapidezes são: (1) A mente é rápida, (2) As mãos são rápidas, (3) E os olhos são rápidos.
As quatro formas de desaparecimento são: (1) Levantar a perna e assim desaparecer para o outro lado, (2) Girar o corpo e assim desaparecer atrás, (3) Pular e assim desaparecer em baixo, (4) E endireitar o corpo e assim desaparecer para dentro.
As doze proibições são: (1) Covardice, (2) Timidez, (3) Olhos distraídos, (4) Mãos vagarosas, (5) Pernas estúpidas, (6) Pés confusos, (7) Corpo torto, (8) Ombros inclinados, (9) Articulações torcidas e pressas, (10) Os três pontos não alinham um com o outro, (11) Avançar sem a coordenação para defender as três áreas vulneráveis, (12) E nãos estar bem entendido com as rotinas de prática.
Assim como as oito mentalidades, elas são: (1)As emoções descançam como um pedregulho impertubável. (2) Os olhos ofuscam como (a luz do sol refletindo) um espelho bem polido ( A expressão em seus olhos devem fazer com que o seu inimigo olhe para outro lado). (3) As suas mãos devem ser como pancadas de choque, derrepente aparece e então tudo se acaba. (4) Os passos são como pássaros em voo esvoaçando para trás e para frente, e então alçar voo derrepente. (5) Os pés então devem ser como uma andorinha tomando água (A forma que eles bicam a superfície por apenas um momento),subindo e descendo levemente em alerta. (6) O corpo deve ser como uma fênix voando para alcançar uma encosta ensolarada, girando e desviando com agilidade e vividêz. (7) Quando voce se torna imovel, seja imóvel como uma montanha. (8) Quando se mover, mova-se como um flash de um relâmpago.
Se voce treinar desta maneira, como um meio de diário e um estudo dedicado, voce naturalmente irá dominá-lo. O que poderia acontecer se voce tivesse encontrado um oponente e estivesse em duvida sobre sua técnica? Portanto,como voce pode negligenciar o treinamento? Foque sua mente, conduza seu corpo, e então isto irá funcionar com voce.
No corpo há oito portões,bem como os três métodos (corpo, passo, mão). Nesse sistema há as dez rotinas de prática com o qual se treina o uso (das oito e das três). Adicionalmente, há os doze requerimentos, as três areas vulneráveis, os três pontos de alinhamento, as quatro formas de desaparecimento, as três rapidezes, as doze proibições, e as oito mentalidades. Se voce faltar com uma dessas coisas, voce não alcançará a arte.
Os oito portões, nomeados de “As oito formas do corpo de aplicações de técnica”, são: 1. punho, 2. palma, 3. cotovelo, 4. cabeça, 5. quadril, 6. joelho, 7. perna, 8. pé.
Quais são os doze requerimentos? (1) As emoções devem estar estáveis. (2) A coragem deve ser ótima. (3) Os olhos devem ser perspicazes. (4) As mãos devem ser vívidas. (5) Os ombros devem estar nivelados. (6) O corpo deve manter reto. (7) A virilha deve estar alongada. (8) A postura deve estar estável. (9) A perna da frente deve curvar. (10) A perna de tras deve estar endireitada. (11) As articulações devem ter qualidade e fluidez. (12) As três areas vulneráveis devem ter mais atenções.
As três areas vulneráveis são: (1) Acima – Cabeça, (2) Meio – Plexo, (3) Abaixo – Virilha. Voce deve arduamente ter cuidado com eles, pronto para proteger eles a qualquer momento.
Os três pontos de alinhamento são: (1) Mão, (2) Pé, (3) Ombro.
A mente deve estar consciente então as mãos podem confrontar diretamente. As três rapidezes são: (1) A mente é rápida, (2) As mãos são rápidas, (3) E os olhos são rápidos.
As quatro formas de desaparecimento são: (1) Levantar a perna e assim desaparecer para o outro lado, (2) Girar o corpo e assim desaparecer atrás, (3) Pular e assim desaparecer em baixo, (4) E endireitar o corpo e assim desaparecer para dentro.
As doze proibições são: (1) Covardice, (2) Timidez, (3) Olhos distraídos, (4) Mãos vagarosas, (5) Pernas estúpidas, (6) Pés confusos, (7) Corpo torto, (8) Ombros inclinados, (9) Articulações torcidas e pressas, (10) Os três pontos não alinham um com o outro, (11) Avançar sem a coordenação para defender as três áreas vulneráveis, (12) E nãos estar bem entendido com as rotinas de prática.
Assim como as oito mentalidades, elas são: (1)As emoções descançam como um pedregulho impertubável. (2) Os olhos ofuscam como (a luz do sol refletindo) um espelho bem polido ( A expressão em seus olhos devem fazer com que o seu inimigo olhe para outro lado). (3) As suas mãos devem ser como pancadas de choque, derrepente aparece e então tudo se acaba. (4) Os passos são como pássaros em voo esvoaçando para trás e para frente, e então alçar voo derrepente. (5) Os pés então devem ser como uma andorinha tomando água (A forma que eles bicam a superfície por apenas um momento),subindo e descendo levemente em alerta. (6) O corpo deve ser como uma fênix voando para alcançar uma encosta ensolarada, girando e desviando com agilidade e vividêz. (7) Quando voce se torna imovel, seja imóvel como uma montanha. (8) Quando se mover, mova-se como um flash de um relâmpago.
Se voce treinar desta maneira, como um meio de diário e um estudo dedicado, voce naturalmente irá dominá-lo. O que poderia acontecer se voce tivesse encontrado um oponente e estivesse em duvida sobre sua técnica? Portanto,como voce pode negligenciar o treinamento? Foque sua mente, conduza seu corpo, e então isto irá funcionar com voce.
Abaixo mostrarei a vocês a sequencia mais conhecida dos katis de mãos livres do Shaolin do Norte.
第一路 開門少林拳
1st Set(9°Shaolin): “Abrir os portões” Boxe Shaolin
第二路 領路少林拳
2nd Set(8°Shaolin): “Servindo de Guia” Boxe Shaolin
第三路 坐馬少林拳
3rd Set(7°Shaolin): “Montar o cavalo” Boxe Shaolin
第四路 穿心少林拳
4th Set(4°Shaolin): “Fura coração” Boxe Shaolin
第五路 武藝少林拳
5th Set(5°Shaolin): “Técnica Marcial” Boxe Shaolin
第六路 短打少林拳
6th Set(2°Shaolin): “Luta curta” Boxe Shaolin
第七路 梅花少林拳
7th Set(3°Shaolin): “Flor de ameixa” Boxe Shaolin
第八路 拔步少林拳
8th Set(6°Shaolin): “Mudança de passos” Boxe Shaolin
第九路 連環少林拳
9th Set(10°Shaolin): “Ataque contínuo” Boxe Shaolin
第十路 式法少林拳
10th Set(11°Shaolin): “Técnicas Habilidosas” Boxe Shaolin
1st Set(9°Shaolin): “Abrir os portões” Boxe Shaolin
第二路 領路少林拳
2nd Set(8°Shaolin): “Servindo de Guia” Boxe Shaolin
第三路 坐馬少林拳
3rd Set(7°Shaolin): “Montar o cavalo” Boxe Shaolin
第四路 穿心少林拳
4th Set(4°Shaolin): “Fura coração” Boxe Shaolin
第五路 武藝少林拳
5th Set(5°Shaolin): “Técnica Marcial” Boxe Shaolin
第六路 短打少林拳
6th Set(2°Shaolin): “Luta curta” Boxe Shaolin
第七路 梅花少林拳
7th Set(3°Shaolin): “Flor de ameixa” Boxe Shaolin
第八路 拔步少林拳
8th Set(6°Shaolin): “Mudança de passos” Boxe Shaolin
第九路 連環少林拳
9th Set(10°Shaolin): “Ataque contínuo” Boxe Shaolin
第十路 式法少林拳
10th Set(11°Shaolin): “Técnicas Habilidosas” Boxe Shaolin
Nesta primeira parte da publicação, mostraremos algumas posturas principais dos katis de mãos livres entre o Primeiro Shaolin e o Quinto Shaolin, na parte 2 mostraremos as posturas do Sexto Shaolin até o Décimo primeiro Shaolin. A seguir mostraremos as posturas e os nomes respectivamente.(Lembrando que o 1º Shaolin abordado logo abaixo não corresponde as 10 mãos livres do shaolin do norte, ele foi desenvolvido posteriormente como uma forma de desenvolver a postura de praticantes iniciantes, mas foi adotado ao nosso treinamento tradicional entre os 10 katis de Shaolin.
1ºShaolin Lien Bu Quan - Aprendendo a dar passos.
Postura "Carregar tronco"
Postura "Soco do carneiro na postura do cavalo" Lembrando que este é o único kati shaolin do norte em que o soco é do carneiro na postura do cavalo!
Postura "Galo de ouro fica de pé em uma perna"
2º Shaolin Tuin Ta(Duan Da) - Luta Curta.
Postura "Tigre feroz sai de sua toca"
Postura"Li Bai derrama o vinho"
3º Shaolin Moi Fah - Flor de Ameixa.
Postura"Corvo Negro abre suas asas"
Postura"Empurrar com as duas palmas na postura do gato"
Postura"Garoto Honra a Buda"
4º Shaolin Chum Sam(Chuan Xin) - Fura Coração.
Postura"Canhão para o céu"
Postura"Tentando colher o reflexo da lua da água"
Postura"Dragão preguiçoso alonga suas costas"
5º Shaolin Mo Ay - Técnica Marcial.
Postura"Tigre feroz retorna a montanha"
Postura"Postura da vara de pesca"
Postura"Segurando o alaúde"
Abaixo mostraremos um vídeo contendo um pedaço de 2 katis shaolins, o Quinto e o Terceiro shaolin!
Mais informações sobre a Academia Santista de Kung Fu e Academia Sino-Brasileira de Kung Fu - Saúde logo abaixo:
https://www.facebook.com/kung.fu.santos
https://www.facebook.com/groups/academiasinobrasileirasaude/?fref=ts
Agradecimentos: Long Zixiang e Paul Brennan.
Agradecimentos: Long Zixiang e Paul Brennan.
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ResponderExcluirO nome do autor que passou para inglês infelizmente não sei seu nome,mas foi através de pesquisas sobre documentos que envolva o shaolin que resolvi realizar a tradução,não vejo problema traduzir um texto de lingua estrangeira, ainda mais de um livro de 1950-1960,porém obrigado por me informar, tentarei solucionar!
ExcluirConcordo! Também não vejo problemas; é muito bom que esse conhecimento chegue ao português. Mas acho importante que as fontes fiquem claras, tanto por respeito aos autores originais quanto pela precisão das informações. De qualquer forma, é só uma sugestão. Parabéns pela iniciativa da tradução.
ExcluirMuito Obrigado,esse é o intuito,levar o conhecimento adiante,somos a geração futura e não podemos parar! Obrigado pelo apoio!
Excluirwww.fitcontrol.com.br
ResponderExcluirPrograma de administração, Gestão de academias em geral, totalmente via web.