segunda-feira, 13 de julho de 2015

Kung Fu Estilo Louva-a-Deus

O estilo do norte de kung fu Louva-a-deus sete estrelas foi criado há mais de 350 anos atrás. Fundado no século XVI, por um monge Shaolin, Wang Lang, este estilo de kung fu oferece um programa completo de habilidades como: chute de longo alcance, técnicas de média distância, tendo também, ataques em pontos de pressão, treinamento de palma de ferro, atacando e neutralizando articulações, projeções(quedas) e técnicas para neutralizar ataques no solo.

Antes do desenvolvimento do kung fu Louva-a-deus, Wang Lang sentia que suas técnicas de luta não eram superiores ás de seu colega mais velho, o monge Feng, encontrava sempre o mesmo resultado, a derrota. Com estes resultados ele se sentia obrigado a procurar algo que melhorasse suas habilidades de luta.Depois das observações e estudos do comportamento predatório de um louva-a-deus, ele descobriu que tinha achado algo fenomenal. Ele concluiu que poderia criar um novo estilo de Kung Fu, criando primeiro 12 princípios básicos baseados nas técnicas de luta do inseto. Este novo sistema de kung fu seria criado segundo os dos movimentos de estilos do templo Shaolin previamente estudados. Ele usou o novo achado para derrotar seu colega, o monge Feng, nos treinos de luta. Junto com os outros monges de Shaolin, Wang Lang continuou desenvolvendo o estilo.




O monge taoista Sheng Xiao Dao Ren

Quando o monge taoísta, Sheng Xiao Dao Ren foi visitar o templo Shaolin, ele observou que os monges praticavam uma arte marcial estranha. Os movimentos pareciam curtos, puxões e sem usar muita força.  Sheng Xiao Dao Ren estava confuso. Ele foi até os monges de Shaolin que praticavam e perguntou: Por que praticam essa arte marcial tão pobre? Sheng Xiao Dao Ren ficou sabendo que era o estilo louva-a-deus.
Pensando que poderia superar os monges de Shaolin, ele pediu uma luta amigável. Para seu espanto, um monge de baixo nível o derrotou facilmente. Sheng Xiao Dao Ren, inconformado com sua derrota, pediu para lutar com um monge mais velho. Novamente ele se encontrou no chão. Depois que se recuperou, pediu para falar com o abade do templo de Shaolin. O abade concedeu a Sheng Xiao Dao Ren permissão para estudar essa arte marcial.
Com isso, Sheng Xiao Dao Ren aprendeu o sistema louva-a-deus dos monges de Shaolin e durante suas viagens ele divulgou esse sistema fora do templo de Shaolin. Juntos, monge Wang Lang e seus estudantes desenvolveram vários estilos de louva-a-deus, depois de aprender o sistema original.
Há uma história segundo a qual, alguns dos estudantes de Wang que queriam ensinar sua própria versão do louva-a-deus, assim Wang os chamou e lhes pediu para capturar um louva-a-deus. Quando eles chegaram, Wang examinou os insetos e usando as marcas dos insetos, determinou os nomes de cada estilo de louva-a-deus, tais como: sete-estrelas e flor de ameixa.
Os Conhecimentos
O que faz o estilo louva-a-deus ser melhor que o sistema Shaolin que Wang aprendeu?
Movimentos curtos e com força. Quando Sheng observou os movimentos curtos e puxões dos monges, observou também que as pernas e a cintura geram força nas ações no lugar da força do corpo, que prevalece no estilo Shaolin. 

A força da cintura manda energia cinética para todo o corpo e membros e a combina com um movimento curto e eficiente que atinge vigorosamente o alvo.
O que torna o Louva-a-deus tão efetivo é a combinação de balanço, coordenação e flexibilidade corporal. Desse modo a força criada pela cintura pode atravessar o corpo eficientemente. Isso é o que faz o estilo louva-a-deus sete estrelas superior ao Shaolin.
O uso da cintura não requer tanta força e resistência física quanto o mais duro estilo Shaolin. Na verdade, este método oferece movimentos rápidos e eficientes e não requer muito esforço físico na luta.
As técnicas estilo louva-a-deus sete estrelas são extremadamente práticas.
Os monges Shaolin trabalharam duro para tornarem o louva-a-deus de Wang Lang um estilo avançado. Sheng aprendeu que o estio louva-a-deus sete estrelas tinha uma variedade de diferentes formas (katis).
As Formas

As formas do estilo louva-a-deus sete estrelas que Sheng Xiao Dao Ren aprendeu dos estudantes monges de Wang derivaram de vários ramos do estilo louva-a-deus do templo Shaolin:
     ·         Chi Xieng (sete estilo de estrela)
     ·         Mei Hua (estilo de flor de ameixa)
     ·         Guang Bang (estilo de tábua brilhante)
     ·         Chang Chuan (estilo de punho longo)
     ·         Fan Che (estilo de carruagem)
O estilo louva-a-deus sete estrelas de kung fu é ensinado hoje, composto de 50% Chi Xieng (sete estilo de estrela), 30% Mei Hua (estilo flor de ameixa), 20% Guang Bang (estilo da tábua brilhante).
O estilo louva-a-deus sete estrelas, Guang Bang (estilo da tábua brilhante) é o estilo original de ambos, Chang Chuan (estilo de punho longo) e Fan Che (estilo de carruagem).
Cada forma (kati) ensina um aspecto diferente do estilo louva-a-deus sete estrelas. É sabido que os monges alunos de Wang Lang criaram diferentes sistemas do estilo, no templo Shaolin. Eles deram para cada estilo um toque diferente, baseado em suas próprias experiências. A partir do estilo louva-a-deus sete estrelas as formas são:
·         Beng Bu (esmagando passo)
·         Shí Ba Sou (dezoito sábios)
·         Duo Gang (escondendo o duro)
·         Tang Lang Tou Tao (louva-a-deus rouba pêssego)
·         Tang Lang Chu Dong (louva-a-deus sai da caverna)
·         Mei Hua Shou (Punho de flor de ameixa)
Beng Bu é a forma fundado no louva-a-deus do norte. Contém os doze princípios que Wang Lang formulou para criar o sistema louva-a-deus original. Muitos ramos de louva-a-deus do norte reconhecem que o Bang Bu foi a primeira forma criada por Wang Lang.
Mei Hua (estilo flor de ameixa) contribui em inúmeras formas do kung fu louva-a-deus do norte: Mei Hua Chuan (Punho de flor de ameixa), Yi Lu Jai Yaw, Er Lu Jai Yaw, Yi San Lu Jai Yaw ( 1º,2º e 3º essenciais rumos).
Do Guang Bang (estilo da tábua brilhante) vem as formas Mei Hua Luo (flor de ameixa cadente), Da Gia Shi (forma de gesto grande), e Xiou Gia Shi (forma de gesto pequeno).
De Chang Chuan (estilo de punho longo) vem duas formas, Cha Chuey (punho penetrante), e Sì Lu Beng Da (punho das quatro direções).
Há duas formas do Fan Che (estilo da carruagem), o Da Fan Che (carruagem grande) e Fan Xiao Che (pequena carruagem).

Foi baseado nessas formas originais de Louva-a-deus que Sheng Xiao Dao Ren formulou o atual sistema de kung fu louva-a-deus sete estrelas. Embora existam outras formas adicionais no estilo, todas as formas tem princípios e conceitos do sistema.

Abaixo um vídeo de um pedaço de uma forma de Louva-a-deus 7 estrelas Shí Ba Sou!


3 comentários:

  1. Quem seria melhor que Bruce Lee nos dias de hoje? No mundo cinematográfico. (Artista marcial).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto de muitos artistas marciais, mas fora o eterno Bruce Lee, eu gosto muito do Jet Li, sua técnica é muito boa!!! :)

      Excluir
  2. Treinei na consolação muito bom, isso a 35 anos a traz e ate hoje tenho os movimentos e certa resistência física e o mais importante equilíbrio mental e domínio emocional.

    ResponderExcluir