quarta-feira, 8 de julho de 2015

Os 8 Imortais Taoistas 八仙

Os 8 Imortais Taoistas八仙

Dentre as práticas taoístas, encontramos várias (como a alquimia taoísta, o chi kung e a medicina tradicional chinesa em geral) que buscam exercitar o corpo e a mente para viver da melhor forma possível, obtendo, assim, longevidade, para um dia alcançar a imortalidade espiritual.
Na mitologia chinesa, encontramos vários personagens e deidades, pessoas reais (ou, pelo menos, baseadas nelas) que tiveram suas vidas pautadas pelos princípios e estudos taoístas, e que foram chamadas de Imortais.
Eles executam várias maravilhas e milagres, e servem de modelo para aqueles que procuram o Tao, o caminho ideal para o estado de ser e de existência
Oito delas se destacaram como arquétipos mitológicos do taoísmo, e ficaram conhecidas como Os Oito Imortais, em piyin, Baxian  – em mandarim 八仙 . Sua origem remonta à época da Dinastia Song (960-1279). São eles:

Cao Guojiu

He Xiangu

Zhongli Quan

Lan Caihe

Lu Dongbin

Li Tieguai

Han Xiang Zi

Zhang Guo Lao


Cada um deles possuem algo que os diferenciam entre si, como adornos, aparência e até mesmo sua postura como no exemplo de Zhang Guo Lao que na maioria das vezes é sempre visto cavalgando uma mula montado ao contrário.

Cao Guojiu

Membro do grupo conhecido como Os Oito Imortais do Taoísmo, Cao Guojiu era filho de um comandante militar e irmão da Imperatriz Cao Hou, da Dinastia Song. “Guojiu” era um título semi-oficial dado aos irmãos da Imperatriz.
 As lendas sobre Cao Guojiu contam que ele alcançou a imortalidade da seguinte forma. Ele tinha um irmão mais novo que era famoso pelos caminhos distorcidos que tomara, acabando por se tornar um assassino. Repleto de vergonha e nojo, Cao Guojiu decidiu abandonar sua posição e sua riqueza e retirar-se para as montanhas, aonde viveria a vida de um sennin(eremita), um eremita e estudioso dos ensinamentos do Tao.  Abandonou a corte e seus bens materiais, tornando-se um peregrino.  Alcançou a iluminação durante suas andanças.
Certo dia, quando já vivia nas montanhas, recluso do mundo, Cao Guojiu recebeu a ilustre visita de outros dois Imortais, companheiros seus do mesmo grupo, Lu Dongbin e Zhongli Quan, que lhe ensinaram as técnicas para alcançar a perfeição. Poucos dias após o recebimento dessas instruções, Cao Guojiu tornou-se um Imortal.

Aparência e poderes - Patrono dos atores, Cao é representado com uma tábua de jade capaz de purificar o ambiente em uma mão e um par de castanholas na outra.

He Xiangu

Uma integrante do grupo dos Oito Imortais taoístas e a única representante feminina dentre eles, He Xiangu viveu durante a Dinastia Tang e passou sua vida como eremita nas montanhas.
Filha de Ho T’ai, a menina nasceu em Tsengcheng, na província de Guangdong. Seu nascimento fora um acontecimento surpreendente, pois a pequena menina já possuía seis longas mechas de cabelo no topo da sua cabeça. Aos 14 anos, ela teve um sonho com seus espíritos guias, que a instruíram comer mica em pó a fim de transformar o seu corpo para que este jamais perecesse. Ela seguiu a instrução e fez o voto de jamais se casar. Com o tempo, sua necessidade de alimento gradativamente cessou, até o dia em que ela deixou de se alimentar completamente.
Suas atividades rotineiras consistiam em passear pelas montanhas, colhendo frutas e ervas para sua mãe. Esta dizia que He Xiangu locomovia-se com tanta leveza e graciosidade que parecia estar voando.
Outra lenda diz que a menina perdeu-se na floresta certo dia, e foi ameaçada por um espírito maligno, mas Lu Dongbin, outro integrante do grupo dos Oito Imortais, apareceu de repente e a salvou. Ele deu para He Xiangu um de seus pêssegos, que a transformou em Imortal.

Aparência e poderes - Leva um instrumento de sopro chamado sheng e uma flor de lótus que melhora a saúde mental e física dos devotos. Tem um pássaro no ombro.

Zhongli Quan

Zhongli Quan é o mais antigo dos Oito Imortais. Enquanto Lu Dongbin é muitas vezes considerado o líder informal do grupo, na verdade, é Zhonli Quan o líder oficial, tendo sido ele a levar o primeiro a alcançar a imortalidade.
Conta-se que, no momento do nascimento de Zhongli Quan, raios brilhantes de luz encheram a sala. Como um recém-nascido, ele não proferiu um único som; não riu e não chorou até seu sétimo dia de vida. Neste dia, com apenas uma semana de vida, pôs-se de pé e disse: “Meus pés já percorreram o Palácio Púrpura dos Imortais. Meu nome está gravado na capital do Imperador de Jade”.
Apesar de suas precoces potencialidades espirituais, Zhongli seguiu o exemplo de seu pai e se tornou um oficial da corte da Dinastia Han, tornando-se logo general, tendo participado de várias campanhas para proteger as fronteiras do país. Durante uma de suas missões, seu exército foi derrotado e ele foi forçado a fugir.
Sozinho e perdido no vale de uma montanha congelada, ele achava que sua morte era iminente. Foi quando, para sua surpresa, surgiu um velho à sua frente que lhe deu direções para encontrar a residência de um eremita. Após a sua chegada, e vendo o potencial espiritual de seu hóspede, o anfitrião concordou em instruir Zhongli na alquimia, na filosofia taoísta e nas práticas mágicas. A partir de então, Zhongli tornou-se inteiramente dedicado às missões de aprimoramento pessoal e perfeição moral.

Aparência e poderes – É sempre representado sem vestes na parte do tronco. Carrega um leque mágico cujos ventos trazem os mortos de volta à vida e transformam pedras em ouro e prata.

Lan Caihe

Lan Caihe é considerado por muitos o mais misterioso dentre os Oito Imortais do taoísmo. Isso porque por vezes ele é retratado como um velho, outras vezes, como uma jovem, e ainda como um menino. Mas isso nós veremos mais adiante.
Quando ainda vivia entre a gente comum, este Imortal era conhecido por usar calças compridas e casacos grossos no verão, e camisas finas no inverno. Andava com um de seus pés descalço, enquanto o outro estava sempre calçado. Lan Caihe tinha o hábito de dormir na neve durante o inverno. E, quando ele (ou ela) fazia isso, um fluxo de nuvens se levantava do calor de seu corpo imortal.
As histórias sobre a sua ascensão contam que, um dia, Lan Caihe estava bebendo vinho em uma taberna, quando a sala encheu-se dos sons emitidos por uma flauta e um órgão. Em seguida, Lan Caihe subiu aos céus montado nas costas de um grou. Então, ele deixou cair seu único sapato, seu cinto, suas vestes, suas castanholas, e lentamente foi sumindo de vista.
Como mencionado logo no início deste artigo, Lan Caihe é retratado ora como um velho, ora como uma jovem, ora como um menino. Isso faz com que seu gênero seja desconhecido.
Muitos autores são da opinião que He Xian Gu não poderia ser considerada a única mulher do grupo dos Oito Imortais por causa disso.

Aparência e poderes - Anda com um pé descalço e carrega uma cesta cheia de flores. Exímio(a) cantor(a), suas letras preveem o futuro. Deixa moedas por onde passa.

Lu Dongbin

Lu Dongbin é o mais famoso dentre os Oito Imortais Taoístas. Às vezes costuma ser retratado como seu líder, talvez porque ele também aparece em várias histórias como sendo aquele que conduziu os outros Imortais à longevidade. É o patrono dos malabaristas e dos mágicos, embora seja conhecido também por ser conquistador e propenso a crises de embriaguez.
Como é digno de um Imortal, a vida de Lu Dongbin encheu-se de eventos auspiciosos desde muito cedo. No momento de seu nascimento, o quarto no qual veio a este mundo foi preenchido por uma fragrância maravilhosa, e uma sublime e linda melodia tomou conta do ambiente. Um grou branco desceu dos céus, voou em direção à sua mãe, e desapareceu dentro de seu útero. Depois disso, Lu Dongbin nasceu. Quando era criança, ele era excepcionalmente inteligente e podia decorar facilmente e recitar os clássicos de Confúcio.
A vida deste Imortal, no entanto, não foi isenta de dificuldades. Nascido em uma família de oficiais da corte, por duas vezes ele tentou passar por um exame para o serviço imperial, mas não conseguiu. Mas, condizente com a sua natureza, Lu Dongbin transformou essa falha em um de seus maiores dons. A história dessa transformação ficou conhecida como “O Sonho do Milho Amarelo”
Conta-se que, uma noite, Lu Dongbin adormeceu enquanto seu milho amarelo cozinhava em uma hospedaria. Ele sonhou que fez o exame imperial e se superou, sendo premiado com um cargo de prestígio, tendo se casado com a filha de uma próspera família, e tendo ele próprio um casal de filhos. Sonhou ainda que foi promovido diversas vezes, alcançando por fim o cargo de primeiro-ministro. Entretanto, seu sucesso atraiu a inveja dos outros, e ele foi acusado de cometer crimes que o fizeram perder seu cargo. Sua esposa o traiu; seus filhos foram mortos por bandidos, e ele perdeu toda sua riqueza. A morte, então, o alcançou. Vagando pelas ruas, próximo a expirar, Lu Dongbin acordou.
Embora no sonho tivessem se passado dezoito anos, o sonho levou somente o tempo de seu milho cozinhar. Os personagens de seu sonho foram, na verdade, criados por Zhongli Quan, seu futuro mestre e outro membro do grupo dos Imortais Taoístas, a fim de fazê-lo perceber que não se deve colocar muita importância em alcançar a glória e o sucesso transitórios. Por causa disso, o Imortal decidiu seguir Zhongli Quan e aprender o caminho do Ta

Aparência e poderes - Carrega uma espada nas costas que é usada para afugentar os maus espíritos. Outra marca registrada são suas roupas de professor.

Li Tieguai

Li Tieguai(Muleta de ferro) é o mais velho dentre os membros do grupo dos Oito Imortais taoísta. Patrono dos feridos e dos doentes, este Imortal estudou com Lao Tsé por quarenta anos, passando longos períodos sem comida e sem dormir com o objetivo de focar unicamente na prática da meditação.
Antes de se tornar um Imortal, contam as histórias que Tieguai Li era um homem muito bonito. Certo dia, durante sua preparação para realizar uma viagem espiritual, ele instruiu seu aprendiz, Li Ching, a vigiar o seu corpo enquanto ele estivesse fora e a esperá-lo por sete dias. Caso não voltasse no prazo combinado, ele deveria cremá-lo.
No sexto dia, o seu aprendiz recebeu a notícia de que sua mãe estava doente e pedia pelo seu retorno para cuidar dela. Por causa disso, o aprendiz cremou o corpo do Imortal um dia antes do que diziam as instruções originalmente recebidas. No dia seguinte, quando Li de fato retornou, seu corpo não se encontrava mais no local aonde havia deixado. Procurando por uma alternativa, o Imortal encontrou o corpo de um mendigo, que havia sido aleijado e que recém havia morrido de fome, passando a habitá-lo. Assim, o Imortal recebeu o nome de Teiguai (muleta de ferro), tendo a aparência de um mendigo coxo e levando sempre consigo as suas muletas de ferro.

Aparência e poderes - Carrega um recipiente cheio de remédios milagrosos e anda sempre com uma muleta de ferro. Pode se manifestar como um mendigo no mundo físico.

Han Xiang Zi

Era um estudante do confucionismo por influência de seu tio, Han Yu, um político importante da dinastia Tang. Zi tornou-se discípulo taoista de Lu Dongbin (outro dos Imortais) e converteu o tio com um pequeno milagre: despejou litros e litros de vinho dentro de um recipiente minúsculo sem que ele enchesse. A história de como Han Xiang Zi  tornou-se Imortal é menos glamorosa do que a de seus companheiros de grupo: certo dia, o Filósofo caiu de um pessegueiro. Com a queda, seu corpo morreu, mas, naquele instante, ele alcançou o status de um sennin.

Aparência e poderes - Considerado patrono dos flautistas, Zi nunca larga sua flauta mágica, cujo som enche seus devotos de saúde e vitalidade.

Zhang Guo Lao

O mais excêntrico dos Oito Imortais é Zhang Guo Lao. Conhecido por Sábio Zhang Guo Lao, este imortal era um grande mestre na arte da alquimia chinesa e no qigong, havendo um estilo de kung fu dedicado à sua memória.
Ele foi uma figura real e histórica. Viveu em Zhongtiao Shan, na Província de Heng durante a Dinastia Tang. Ele era famoso por ter se aprofundado nos segredos da longevidade e por suas infusões de ervas, que tinham altos poderes de cura.
Ele costumava perambular em cima de um burro que, quando não estava montado, ele encolhia como se fosse uma folha de papel, dobrava-o e guardava-o consigo. Quando queria reconstituir o burro ao seu tamanho normal, ele o ungia com saliva.
Era conhecido também por ser muito divertido, tornando-se invisível ao beber água de pétalas de flores venenosas, capturando passados em pleno voo, e murchando flores simplesmente por apontar para elas.

Aparência e poderes - O alegre velhinho sempre cavalga uma mula (às vezes, montado ao contrário).
Segundo o Feng Shui taoista, uma estátua de Zhang na casa de um parente com idade avançada traz longevidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário